DOAÇÕES

A DOAÇÃO É UM ATO QUE PODE MODIFICAR O ENTENDIMENTO E O INTERIOR DE UMA PESSOA.

 

CANAL

PASTOR: IVANILDO
PASTORA: ROSINETE

Segundo o coração de Deus

 Davi: alguém comum e amado por Deus

Samuel foi então à casa de Jessé, porque o Senhor ordenou que ungisse um de seus filhos para ser o futuro rei de Israel. 

Samuel avaliou mal, julgando que Eliabe, o irmão mais velho de Davi poderia ser o escolhido, mas Deus lhe ensinou uma preciosa lição nesse dia: o Senhor vê o coração e não a aparência!

Imagem de um coração fundo - Versículo 1 Samuel 16:7 " O Senhor não vê como o homem vê. O homem vê o exterior mas Deus vê o coração.

Porém o Senhor disse a Samuel: — Não olhe para a sua aparência nem para a sua altura, porque eu o rejeitei. Porque o Senhor não vê como o ser humano vê. O ser humano vê o exterior, porém o Senhor vê o coração.

- 1 Samuel 16:7

Mesmo Davi sendo um rapazinho franzino, o caçula dos irmãos, pastor de ovelhas, talvez até um pouco esquecido lá no campo, Deus conhecia a sinceridade do seu coração.

Homem de valor: crê e age pela fé

Ao lermos 1 Samuel 17, percebemos que Davi cria nas promessas do Senhor.

 Naquele tempo, havia guerra entre os israelitas e os filisteus. Nessa ocasião Golias, um gigante filisteu, desafiou um homem para lutar com ele. 

Ainda que sem experiência e pouca idade, Davi aceitou lutar contra Golias.

Davi acreditava que o mesmo Deus que já o havia ajudado a vencer um leão e um urso, também seria com ele no embate contra o gigante.

 Em nome de Deus e para Sua glória, ele poderia vencer! Novamente, aos olhos humanos, o pequeno Davi não tinha hipótese alguma de vencer, mas venceu! E, não porque era forte, mas por acreditar na força do Senhor!

Uma pessoa segundo o coração de Deus é fiel aos seus princípios (não tenta ganhar vantagem ilicitamente)

Davi teve várias oportunidades de matar Saul, o seu perseguidor, mas, não o fez! Em alguns momentos, até por legítima defesa poderia ter feito, mas preferiu esperar o tempo de Deus para assumir o reino.

 Na verdade, Davi acreditava na promessa do Senhor de que ele seria rei, por isso, teve paciência. 

Ele não “deu um jeitinho” para conseguir o que queria, nem agrediu uma autoridade ungida pelo Senhor 1 Samuel 24:1. Ora, quando Saul voltou de perseguir os filisteus, foi-lhe dito: Eis que Davi está no deserto de En-Gedi.2. Então tomou Saul três mil homens, escolhidos dentre todo o Israel, e foi em busca de Davi e dos seus homens, até sobre as penhas das cabras montesas.3. E chegou no caminho a uns currais de ovelhas, onde havia uma caverna; e Saul entrou nela para aliviar o ventre. Ora Davi e os seus homens estavam sentados na parte interior da caverna.4. Então os homens de Davi lhe disseram: Eis aqui o dia do qual o Senhor te disse: Eis que entrego o teu inimigo nas tuas mãos; far-lhe-ás como parecer bem aos teus olhos. Então Davi se levantou, e de mansinho cortou a orla do manto de Saul.5. Sucedeu, porém, que depois doeu o coração de Davi, por ter cortado a orla do manto de Saul.6. E disse aos seus homens: O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do Senhor, que eu estenda a minha mão contra ele, pois é o ungido do Senhor.. Apenas esperou o momento certo, o tempo do Senhor.

Alguém que ora constantemente e vive guiado pelas orientações de Deus

Como guerreiro e rei, Davi sempre consultava o Senhor e pedia sua direção nos assuntos do reino. Ele sempre pedia ajuda para ter a vitória e, quando Deus lhe mostrava o caminho a seguir, Davi sempre vencia 1 Crônicas 14:10. Então Davi consultou a Deus, dizendo: Subirei contra os filisteus, e nas minhas mãos os entregarás?: E o Senhor lhe disse: Sobe, porque os entregarei nas tuas mãos.11. E subiram os filisteus a Baal-Perazim, onde Davi os derrotou; e disse Davi: por minha mão Deus fez uma brecha nos meus inimigos, como uma brecha feita pelas águas. Pelo que chamaram aquele lugar Baal-Perazim:
12. E deixaram ali os seus deuses, que, por ordem de Davi, foram queimados a fogo.
13. Mas os filisteus tornaram a fazer uma arremetida pelo vale.14. Tornou Davi a consultar a Deus, que lhe respondeu: Não subirás atrás deles; mas rodeia-os por detrás e vem sobre eles por defronte dos balsameiros;
15. e será que, ouvindo tu um ruído de marcha pelas copas dos balsameiros, sairás à peleja; porque Deus terá saído diante de ti para ferir o exército dos filisteus.16. E fez Davi como Deus lhe ordenara; e desbarataram o exército dos filisteus desde Gibeão até Gezer:
17. Assim a fama de Davi se espalhou por todas aquelas terras, e o Senhor pôs o temor dele sobre todas aquelas gentes..

Um coração que se arrepende dos seus erros e procura converter-se para Deus

Davi não era perfeito. Ele vacilou algumas vezes quando agiu sem a direção de Deus.

 Apesar dos seus graves pecados, ele reconhecia seus erros e confessava-os! Talvez o seu pecado mais conhecido, foi quando Davi desejou a mulher de Urias, um de seus homens próximos e de confiança. 

Neste episódio, Davi além de adulterar, ainda mandou colocarem Urias na frente de batalha, a fim de que fosse morto em combate.

Mas o Senhor enviou o profeta Natã, para Davi ser confrontado com a brutalidade do seu pecado.

Ele, reconheceu isso e, humildemente se arrependeu. 

O livro dos Salmos apresenta um registro desse momento de quebrantamento da vida de Davi Salmos 51 .

Ser uma pessoa segundo o coração de Deus implica assumir uma posição de submissão a Deus e à sua vontade. Implicar ter uma vida de obediência, humildade e verdade tal como observamos na vida de Davi.

Alguém comum, mas genuíno e sincero

Davi era alguém como qualquer outro, não tinha nada de extraordinário.

 Pela graça de Deus, foi escolhido para reinar.

 Mas o que Davi tinha relevante e genuinamente seu, era o seu amor sincero e sua busca pelo Senhor. 

Tal como Davi, todos os filhos do Senhor podem buscar agradar a Deus com sinceridade e verdade.

Mas vem a hora — e já chegou — em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade.

 Porque são esses que o Pai procura para seus adoradores.

- João 4:23

Deus conhece o coração do homem

A chave principal para nos tornarmos pessoas segundo o coração de Deus são as nossas atitudes em relação ao Senhor.

Tal como Davi podemos pedir ao Senhor:

Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.

- Salmos 51:10

Mesmo sendo falhos e pecadores, nós também podemos permitir que Deus molde os nossos corações da forma que lhe agrade. Seguir sendo dependentes do Senhor como filhos amados ao seu Pai. Manter intimidade e comunhão com Deus, e Ele nos conduzirá:

Que o Senhor conduza o coração de vocês ao amor de Deus e à perseverança de Cristo.

- 2 Tessalonicenses 3:5

Observar a vontade de Deus expressa na Sua Palavra também é fundamental para caminhar agradando a Ele. Amar as Escrituras e buscar nelas como melhor conhecer e agradar ao Senhor, deve ser o alvo do seu povo. No entanto, todos sabemos que isso é uma decisão é pessoal. O Senhor moldará nosso interior dia após dia, para assim Lhe agradarmos mais.

um coração vermelho destacado dentre muitos corações pretos - Atos 13:22 - Davi um homem segundo o meu coração...

Ir em busca do coração de Deus

Como já vimos, o que foi de grande distinção na vida de Davi em relação a outros, foi sua grande sede de buscar a Deus, obedecendo a Sua vontade.

Buscar a Deus de todo coração, como ele fez, implica em algumas decisões:

Respeitar com seriedade a vontade do Senhor. Davi cumpria confiando e obedecendo as instruções do Senhor fielmente.

Dependência total da ajuda divina. Davi confiava que suas vitórias vinham de Deus.

O arrependimento é outro ponto-chave. Como vimos, a sinceridade de Davi ao confessar suas falhas é algo notório. Quando foi confrontado por causa de seu pecado, demonstrou integridade e humildade admitindo seu erro. Ele sabia da importância do arrependimento verdadeiro, o que contribuía para ajustar sua conduta de vida.

Davi era perseverante. Sempre que derrubado, ele se levantava. A sua persistência é evidente, mesmo em meio a lágrimas, na derrota, dor ou no sofrimento. Por causa dessa atitude, ele nunca desistiu de buscar ao Senhor!

Jesus disse em Mateus 6:21, que o coração estará centrado naquilo que é valioso para o homem. Assim, podemos traçar um paralelo através da vida do rei Davi: certamente ele demonstrava ter um coração firme no Senhor.

Além de Davi, e muito superior a ele, temos o nosso melhor exemplo num descendente seu: Jesus Cristo. Ele agradou ao Pai em tudo, sendo o homem perfeito em todos os Seus caminhos. Jesus, sendo da linhagem de Davi, é o Rei que cumpriu fielmente toda a vontade do coração de Deus. Sigamos os Seus passos!

Os nossos desejos (vontades do nosso coração) irão determinar nosso caráter, estilo de vida e escolhas. Vale a pena refletir e verificar se desejamos realmente agradar mais a Deus, buscando as “coisas do alto”. Para isso, precisamos de um bom modelo: temos que conhecer e ser mais semelhantes a Jesus Cristo.

Ser alguém segundo o coração de Deus é ser mais parecido com Jesus Cristo!


Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

 







Êxodo 18:21 Mas escolhe do meio do povo homens capazes, tementes a Deus, que sejam dignos de confiança e inimigos de ganho desonesto. Estabelece-os como chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez.

 Atos 6:3  Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.

 




blogs