Perfil de um homem de Deus
Preparo
“Samuel foi o último dos juízes e o primeiro dos profetas.
Era homem de profunda piedade e discernimento espiritual, inteiramente dedicado à realização dos propósitos de Deus referentes a Israel
Foi chamado para guiar a Israel em algumas das maiores crises de sua história, e chega quase à estatura do próprio Moisés.
Sem qualquer vontade de sua parte, viu-se no papel de ‘fabricante de reis’, pois foi comissionado a ungir a Saul, o primeiro rei, então a Davi, o maior dos reis de Israel”.
É justamente dessa vida de que vamos pinçar alguns traços para compor o perfil de um homem de Deus.
Preparo — Quando Deus chama alguém para uma tarefa específica na sua seara, Ele mesmo provê o preparo necessário.
Às vezes, antes da própria chamada, como ocorreu com Moisés (na casa de Faraó), com Paulo (aos pés de Gamaliel).
O homem de Deus precisa de preparo, e na vida de Samuel percebemos esse traço bem delineado: “Samuel, porém, ministrava perante o Senhor, sendo ainda menino...” 1Samuel 2.18;
“Entrementes, o menino Samuel crescia diante do Senhor, como também diante dos homens” 1Samuel 2.26.
É interessante notar que Lucas, ao descrever o crescimento de Jesus, praticamente copia este último verso Lucas 2.52. E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens. O preparo de Samuel foi integral: compreendeu teoria e prática. E o seu preparo, como tem sido?
Você é um homem de Deus? Como está hoje o seu perfil? A minha oração neste seu dia é que o povo tenha condição de dizer a seu respeito:
“Eis que há nesta cidade um homem de Deus, e ele é muito considerado; tudo quanto diz, sucede infalivelmente. Vamos, pois, até lá; porventura nos mostrará o caminho que devemos seguir” 1Samuel 9.6.