A principal diferença é que os dons são capacitações ou habilidades espirituais concedidas por Deus, através do Espírito Santo, para o serviço e edificação da igreja,
Enquanto a posição se refere ao lugar, status ou função que uma pessoa assume, muitas vezes, em decorrência do uso de seus dons ou como uma responsabilidade formal dentro de uma estrutura organizacional.
(como uma igreja local).
Origem: São habilidades sobrenaturais dadas pelo Espírito Santo a cada crente, no momento do novo nascimento espiritual, ou que podem ser buscados ativamente.
Propósito: Servem para o bem comum, para edificar outros membros do corpo de Cristo e glorificar a Deus.
Natureza: São variados (ex: profecia, ensino, cura, línguas, sabedoria, discernimento) e a sua manifestação não depende do esforço humano, mas da operação do Espírito.
Universalidade: Todo cristão recebe pelo menos um dom espiritual.
Foco: Foca na capacidade e na ação (o que a pessoa pode fazer sobrenaturalmente).
Origem: Geralmente é um reconhecimento formal ou uma designação para um papel ou ofício específico dentro de uma comunidade ou organização (ex: pastor, líder, presbítero, diácono, missionário).
Propósito: Está ligada à ordem, liderança e responsabilidade administrativa ou ministerial dentro da estrutura da igreja.
Natureza: Pode envolver um conjunto de deveres e a autoridade para tomar decisões, e pode ou não estar diretamente ligada a um dom específico (embora uma posição de liderança geralmente requeira o dom de liderança ou sabedoria).
Universalidade: Nem todos os crentes terão a mesma posição ou um título formal; as posições são específicas para certos indivíduos designados para essa função.
Foco: Foca no papel e na autoridade (onde a pessoa se encaixa na estrutura).
Em resumo, uma pessoa pode ter um dom (por exemplo, o dom de ensino) e, por causa disso, ser reconhecida e colocada em uma posição de ensino (como professor da escola bíblica ou pastor).
No entanto, ter uma posição formal não garante a manifestação sobrenatural do dom, e alguém pode exercer um dom de forma informal sem ter uma posição ou título oficial.
O fruto do Espírito (caráter cristão) é o que define a espiritualidade da pessoa, mais do que a posição ou o dom.









