Homens mais importante da Bíblia, o personagen que deixaram uma marca e um legado na história sagrada, colunas e baluartes da verdade, testemunhas de um Deus vivo que sempre manifestou seu poder entre as pessoas.
João, o discípulo amado
O papel de João no Novo Testamento foi muito semelhante ao do profeta Daniel no antigo, através do evangelho que escreveu e principalmente do livro de Apocalipse, lançou luz até os últimos dias da história, quando Jesus retornará para restaurar todas as coisas.
Antes conhecido como 'Filho do trovão'
Mc 3:17. Tiago, filho de Zebedeu, e João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão;tornou-se pela contemplação de Cristo em 'Discípulo do amor', escreveu além do evangelho que leva o seu nome, o livro de apocalipse e 3 epístolas onde frequentemente chama seus ouvintes de 'filhinhos'.
Segundo algumas tradições antigas, João teria sido lançado num caldeirão fervente por ordem de um governante Romano, mas o mesmo não lhe causou nenhum dano, tendo sido após isso, deportado para a ilha de Patmos na Grécia, onde teve a visão do Apocalipse.
João de Patmos foi o autor do livro de Apocalipse. Patmos é uma ilha no mar Mediterrâneo, onde João foi exilado por causa do evangelho. De acordo com a tradição mais antiga, João de Patmos é o apóstolo João.
Patmos é uma ilha muito pequena, onde os romanos exilavam algumas pessoas. Pouca gente morava lá e só teriam contato com o resto do mundo quando um navio parava no único porto da ilha. Em Apocalipse 1:9, João disse que estava em Patmos por causa da palavra de Deus. Seu testemunho provavelmente tinha irritado alguém e ele foi exilado para a ilha.
O apóstolo João?
Sim, João de Patmos provavelmente era João, um dos 12 apóstolos. As fontes mais antigas dizem que foi o apóstolo João que escreveu o Apocalipse em sua velhice. Também há outras evidências do próprio livro:
A autoridade – o autor escreveu para várias igrejas com a autoridade de um líder reconhecido; Jesus não teria entregado uma revelação tão importante a uma pessoa que não seria reconhecida pela igreja – Apocalipse 1:1-2
Os temas – tanto o livro de Apocalipse como o evangelho de João falam sobre a divindade de Jesus e o contraste entre o bem e o mal
Os símbolos – o livro de Apocalipse usa muitos símbolos, indicando que foi escrito por um judeu que conhecia bem as Escrituras; o apóstolo João era judeu
O livro de Apocalipse foi reconhecido como sendo de inspiração divina em boa parte porque foi escrito por um dos apóstolos.
João foi ensinado diretamente por Jesus quando ele estava na terra.
Havia outro João?
João era um nome muito comum. Muitos homens se chamavam João nesse tempo. Como as pessoas só tinham um nome, para fazer distinção entre duas pessoas com o mesmo nome, muita vezes acrescentavam um título, como a profissão ou uma caraterística física.
Dentro da igreja primitiva, só havia um homem conhecido apenas como João que era líder conhecido. Esse era João, o apóstolo.